xml !

segunda-feira, novembro 17, 2008

O FIM DA BLOGOSFERA

"Sobre o fim da blogosfera
23:24 | Sábado, 15 de Nov de 2008

As pessoas, incluindo os profissionais de jornalismo, lêem o que cérebro os deixa ler. Um título de uma peça tem um duplo objectivo: sintetizar o assunto, ou teor, do artigo e chamar a atenção para ele.
No início da semana, recebi o mail de Rogério Santos a lembrar-me, gentilmente, o IV encontro de blogs na sexta-feira, pedindo o título da minha apresentação para o colocar no blog do encontro. Dei as minhas voltas. Já sabia sobre o que iria falar mas faltava-me ainda uma linha de força. Passado um determinado tempo, respondi-lhe: "A minha comunicação terá por título "O fim da blogosfera". É um título provocativo e jogo com os sentidos da palavra fim, não tanto como no fim de um livro, mas mais no fim da margem de um lago - chegar a uma fronteira. É uma metáfora para o fim da fase das borbulhas da blogosfera, que entra numa idade madura - como aliás fazia notar a The Economist [...].
Nessa idade madura está a ligação ao tema do painel - cultura e negócio"
E passados mais uns minutos, decidi-me. Era simplesmente irresistível fazer, no meu blog pessoal, um post intitulado o fim da blogosfera. Um post normal, informando do IV encontro a escassos dias da sua realização, e dando notícia do teor da minha apresentação."


Ver o Expresso, texto de Paulo Querido


Estas análises são exercícios muito interessantes e estimulantes para criar pensamento sobre a blogosfera. A vida de uma qualquer inovação implica desenvolvimentos para terrenos novos e o abandono de outros aspectos que se tornaram inúteis, banais ou rotineiros. O alcatrão foi provavelmente visto como o fim dos automóveis ou uma ameaça para o ser ar desconjuntado.