xml !

quarta-feira, maio 09, 2007

CARTAZES DE CINEMA

No DN assinala-se a inauguração de uma exposição invulgar de cartazes de cinema. Os cartazes erma de um tempo em que a imagem era rainha: numa imagem se lia a informação do filme.

"Dezenas destes cartazes, que contam a história dos primeiros filmes estrangeiros exibidos em Portugal (entre 1904 e 1915), podem ser vistos na exposição Cinema em Cartaz que é amanhã inaugurada, pelas 19.30, na Cordoaria Nacional e se mantém até 24 de Junho, podendo ser visitada entre as 10.00 e as 19.00 de terça a sexta e aos sábados e domingos, das 14.00 às 19.00, com entrada gratuita.

A colecção possui autênticas relíquias, que ficaram guardadas durante décadas e hoje têm, segundo avaliações internacionais, um valor inestimável. "Temos exemplares da grande distribuidora Léon Gaumont que desconheciam no seu próprio museu", revela, ao DN, a comissária científica da exposição, Adelaide Ginga. A casa Gaumont e a do irmão Charles Pathé, no fim do século XIX, que ainda existem, foram as primeiras empresas criadoras, produtoras, realizadoras e distribuidoras dos filmes de então.

"Estes affiches têm um duplo valor. Foram não só os percursores da forma de comunicar para o grande público mas, também, contemporâneos do aparecimento do cinema e da sua difusão como indústria", diz Marta Mestre, comissária adjunta."