xml !

quinta-feira, julho 20, 2006

Tendências de televisão 2005/2006

A Eurodata Tv lançou recentemente uma análise sobre as tendências internacionais de televisão. Confira que novos tipos de programas estão no top.
Marktest.com, 20 de Julho de 2006

Entre Setembro de 2005 e Abril de 2006, foram 1809 os novos programas lançados nos canais analisados pela Eurodata Tv. O Reino Unido, com 354 novos programas, liderou, seguido de França, com 285.

Segundo a empresa, a época 2005/2006 esncontra-se na charneira sob o ponto de vista tecnológico: televisão de alta definição, ADSL, televisão móvel dão ao consumidor um maior domínio sobre as tecnologias e uma maior capacidade de interação com este meio. Os produtores estão assim confrontados com a necessidade de experimentação para se adaptarem e anteciparem estes novos hábitos de consumo.

Os documentários, com a sua necessidade crescente de maior qualidade, são um dos exemplos de utilização de televisão de alta definição, de que o programa Planet Earth (BBC1, Reino Unido) é um exemplo emblemático. Cinco anos de filmagens e pelo menos 40 cameramen foram necessários para a realização deste documentário, que leva o espectador aos sítios mais inacessíveis e extraordinários, que nunca teve ocasião de visitar.

No registo factual ainda, uma tendência são os documentários sobre temas religiosos, seja sob a forma de documentários de descodificação ou de experiências concretas de buscas espirituais profundas. God or the Girl (A&E, EUA) é um desses exemplos, ao acompanhar a vida de quatro homens nas últimas semanas que os conduzirão à maior das decisões das suas vidas: tornar-se ou não padres católicos.

Na ficção, uma das tendências detectadas pela Eurodata Tv remete para séries com capacidade de marcar, surpreender e apaixonar o espectador, pela utilização de imagens chocantes, violentas, crimes perversos, personagens torturadas. O exemplo é dado pela série Sleeper Cell (Showtime, EUA), que conta as aventuras de um muçulmano que trabalha clandestinamente para o FBI infiltrado numa célula terrorista e que vive na luta permanente entre manter-se clandestino junto dos terroristas ou evitar os seus ataques.

Ainda no terreno da ficção, apareceram nesta época exemplos que mostram que este género procura novos registos. A série interactiva Dubplate Drama (Channel 4, Reino Unido) é um desses casos. No fim de cada episódio deste programa, são os espectadores que escolhem o destino dos protagonistas, seleccionando os cenários preferidos para o episódio seguinte.

No entretenimento, as celebridades continuam a aparecer em reality shows, em programas na linha de Dança Comigo. Em Promi Ärgere Dich Nicht (Celebrity Ludo), 16 celebridades convertem-se em peças do jogo Ludo, enquanto o próprio cenário se tranforma no tabuleiro do jogo. Na Austrália, Thank God you're Here põe à prova a capacidade de improvisação das celebridades, "lançando-as" no meio de uma cena que desconhecem. As celebridades têm então de improvisar até descobrir que personagem são supostas encarnar.

Ainda no plano do entretenimento, a Eurodata Tv salienta que os reality shows de confronto passaram de moda. O espectador parece agora valorizar programas que veiculem valores positivos. O programa Groeten Terug (SBS6, Holanda) mostra uma família que sempre viveu numa comunidade indígena e que visita amigos na Holanda. Vai descobrir um mundo onde tudo é novidade, desde a viagem, a comida, os transportes, o hotel...

O para-normal também chegou aos reality-shows. Em Dead Tenants (TLC, EUA), o espectador segue os passos de uma equipa da Preternatural Research Society (PRS), equipa de investigadores do para-normal, através de caves, sótãos, salões e jardins de casas assombradas nos Estados Unidos. O ponto alto do programa é o momento em que a equipa expulsa, através de rituais próprios, os fantasmas dos antigos locatários.

Criada pela Médiametrie, a Eurodata TV distribui informação de audiências e de programas em vários países, com base em parcerias com as empresas locais de audimetria. Em Portugal, a informação é fornecida pela Marktest Audimetria, a empresa do Grupo Marktest responsável pela recolha da informação de audiências de televisão. A Eurodata analisa os dados de audiência com base em software desenvolvido pela Markdata, a empresa do Grupo Marktest especializada no desenvolvimento de software de análise de media.