xml !

sexta-feira, junho 09, 2006

JORNALISMO PELA TOLERÂNCIA

"O jornalista João Paulo Baltazar, da rádio TSF, foi o vencedor do Grande Prémio «Jornalismo pela Tolerância», atribuído pelo Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), foi hoje anunciado.
João Paulo Baltazar foi distinguido pela reportagem «Este é o meu bairro».

O júri (de que fiz parte) atribuiu ainda o Prémio Imprensa ao jornalista Ricardo Dias Felner, do jornal Público, pelo trabalho «Os imigrantes pagam» e o Prémio Rádio a Cristina Santos, também da TSF, por «O mundo na minha escola»."

Devo dizer que tenho uma satisfação muito particular no reconhecimento do trabalho do Ricardo Dias Felner que foi meu aluno na Universidade de Coimbra. Por ter sido aluno e por, sendo jovem, mostrar que afinal, os jovens também sabem escrever bem e fazer jornalismo de qualidade. O mesmo argumento é válido para os outros premiados dos quais o mais velho deve ser João Paulo Baltasar, nascido em 1967.

Notícia do Diário Digital.

Julgo que a melhoria do jornalismo pode ser mais conseguida com estímulos do que com condenações. Julgo que, neste momento, é preciso alguém ou alguma instituição que fizesse para o jornalismo o que Scolari fez no futebol. Ou seja, unir vontades e criar um clima de cooperação e de maior dinamismo. No jornalismo, na televisão, no cinema, o diagnóstico é semelhante. Com era antes no futebol.