xml !

quinta-feira, junho 01, 2006

BEM AMADOS

O texto de José Pacheco Pereira de hoje, Mal-amados, analisa uma parte do sentimento que existe sobre Portugal no estrangeiro. No entanto, nem tudo é como JPP analisa:

"Os brasileiros discutem seriamente se não teria sido melhor terem sido colonizados pelos holandeses e alguns maldizem o dia em que a Holanda perdeu o Brasil para o reino de Portugal. Reagem pavlovianamente a qualquer up-grade da nossa presença, seja nos dicionários e na ortografia, seja na literatura, seja nos negócios, seja na política. A maioria dos portugueses nem sequer sabe, nem ninguém lhes diz, que muitos "irmãos" brasileiros nutrem tais sentimentos familiares."

Sei que há esta corrente no Brasil. Como há outras. Aliás o Brasil é um dos países onde Portugal é muito considerado. Muitos brasileiros com quem falo, gostam de vir, gostam de Portugal e estimam o nosso país. Ainda recentemente, no Museu da Língua Portuguesa, que tive a sorte de vistar em S. Paulo, me emocionei vivamente, ao ver o reconhecimento que o português de cá tem nesse Museu da língua: Sofia de Mello Breyner e Camões, Pessoa, muito pessoa, algumas canções. Gostaria de ver o mesmo do lado de cá e daqui dar relevo a Machado de Assis e a Guimarães Rosa. No Museu se compreende que a língua é um cimento muito forte que dá uma dimensão muito positiva a Portugal em terras tropicais.