xml !

segunda-feira, maio 29, 2006

AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO

A seccção dos Media do Público escreve hoje sobre as relações entre as agências de comunicação e os órgãos de comunicação social:

"Nem mesmo a Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas tem números exactos de quanto poderá valer o mercado da assessoria e consultoria de comunicação. "Temos uma estimativa, que deve pecar por defeito, de que rondará os 30 milhões de euros anuais. Haverá menos de 30 empresas com expressão de peso, ou seja que facturem mais de 500 mil euros/ano", diz Alexandre Cordeiro, presidente da APECOM. Na associação estão filiadas 23 empresas, "mas estão listadas mais 80 a 85 empresas que operam neste mercado". As primeiras empregam 360 pessoas, nas restantes haverá mais 200."

Também o DN, na mesma secção, se ocupa deste assunto.


A crónica de Miguel Gaspar é dedicada a este assunto.

"Ora, o jornalismo português, infelizmente, nem precisa das agências de comunicação para ser passivo e baço. Em grande parte devido às dificuldades em recriar uma agenda e quanto às relações com as fontes."