xml !

quarta-feira, abril 26, 2006

A EDUCAÇÃO NOS MEDIA

Hoje é lançada a revista Noesis, uma revista de educação do Ministério da Educação. A revista é dirigida por Maria Emília Brederode Santos a quem desejo as maiores felicidades e sucessos, como também à editora, Teresa Fonseca e à chefe de redacção, Elsa Barros. É uma revista que fazia falta pois tinha alguma credibilidade nas escolas.

Uma das razões pelas quais a sua aparição tem alguma importância é ilustrada por mais um artigo de Guilherme Valente no Público de hoje. Nuno Crato, Guilherme Valente e José Manuel Fernandes são, desde há anos, três vozes críticas do sistema de ensino, entre outras. Ainda bem. Porém, especialistas da educação com responsabilidades no actual estado das coisas aparecem pouco nas páginas da imprensa. Fico sem saber se são eles que saíram do debate público voluntariamente ou se são os media que não publicam as suas posições. Ou seja, penso que a Noesis dará maior lugar a essas vozes. Penso, porém, que os jornais diários e semanários, as televisões e as rádios, bem como a internet deveriam ter ser mais frequentadas com opinões divergentes do actual "politicamente correcto" que se instalou nos media genaralistas.

Nota: tive responsabilidades editoriais na Noesis em época passada. Se o digo, é porque considero que os leitores do blogue que não o sabem, o devem ficar a saber.