xml !

quinta-feira, julho 07, 2005

APLAUSOS

ao artigo de hoje de José Pacheco Pereira, no Público, sobre "Autoridade do Estado? Leis? Legalidade? Vão explicar isso à população de Milagres."

"É preciso envergonhar publicamente as autoridades que não actuam."

Para isso servem, entre outras coisas, os orgãos de comunicação social onde José Pacheco Pereira exprime a sua opinião. Pena que este seja um exemplo raro de denúncia de situações concretas inadmissíveis. É que não faltam em Portugal exemplos semelhantes de inacção gritantes.* Quando pensamos nesse "silêncio" habitual não podemos deixar de nos interrogar se a agenda dos media não anda distraída. Embora neste caso denunciado por Pacheco Pereira isso não tenha acontecido pois "há questões onde nem armas navais, nem as de maior calibre, como é a televisão, servem para alguma coisa." No caso dos porcos parece que até agora não serviu.

Será possível? "Sítios onde quem manda são 400.000 porcos." Será isto Portugal. 2005?
Pessoas que não conseguem fazer valer os seus mais elementares direitos como podem acreditar e viver a democracia?

* Ainda há dias, Helena Matos, na rádio dizia que a situação dos deficientes em Portugal é escandalosa pelo não cumprimento, a cada momento, de normas de acesso que não são cumpridas nos edifícios o que é atentório da dignidade das pessoas.